Entre em contato com um de nossos especialistas!

Volta às aulas. Saiba como aproveitar as oportunidades de negócio.

O começo de ano é característico por alguns fatores, entre eles está a volta às aulas, seja de escolas, faculdades, cursos, etc. Com isso a procura de materiais escolares é enorme e segundo alguns dados, o setor ligado a materiais escolares é o que mais vende nesse período do ano.
Sendo assim, você que possui papelaria ou qualquer negócio que venda materiais escolares precisa estar preparado para aproveitar as oportunidades desse período sendo inovador, criativo e profissional. Afinal a volta às aulas ocorrem apenas duas vezes por ano.
Antes de começar é importante lembrar de fatores básicos para o sucesso desse negócio, como: Manter um bom volume de estoque; Manter as prateleiras bonitas, organizadas e atrativas; Fazer chamadas atrativas para seus produtos e divulgar muito.
Para te ajudar nessa missão separamos algumas dicas diferentes das comuns citadas acima para que seu negócio saia na frente da concorrência nessa volta às aulas. Vamos a elas. Confira:

1 – Para a volta às aulas utilize serviço de entrega.
Infelizmente ainda estamos vivendo um período de pandemia nunca vivido antes, por esse motivo muitos não querem ir a uma loja para comprar materiais escolares e as lojas também não podem comportar muitos clientes.

Como solução para essa questão, utilizar serviços de entrega seria a forma ideal para que as pessoas recebam seus materiais escolares em casa e receber antes da volta às aulas. Você pode vender online através de site e redes sociais ou por meios de contato mais direto como o clássico telefone ou o tão usado WhatsApp.

Você também pode se cadastrar em apps de pedidos para que seus clientes te encontrem e comprem por lá ou vender através de sites que possuem serviço de entrega incluso, como por exemplo o Mercado Livre e a Amazon.

Para vendas de curta distância, você pode usar serviços semelhantes ao delivery, fazendo com que os produtos cheguem rápido e com custo baixo, visto que o seu cliente não precisará pagar alto frete de envio e seu custo com um motoboy seria baixo. Já para vendas de longa distância, utilize serviços de entrega como os Correios.

2 – Faça kits de materiais de volta às aulas.
Outro fator contrário na hora de seus clientes comprarem materiais escolares na volta às aulas é a falta de tempo para escolher tudo que precisa em uma grande loja ou site. Na verdade, quanto mais comodidade e praticidade o seu cliente tiver na hora de comprar, mais chances existem dele realmente efetivar a compra.

Faça kits com produtos por perfil, como por exemplo: Kit para ensino médio; Kit para universidade de medicina; Para primário; E kit para para curso de inglês. Entre outras diversas categorias que você pode elaborar para a volta às aulas. Use a criatividade!

Você pode fazer também kits temáticos, categorizando por personagens, afinal o público infantil é maioria na volta às aulas e eles estão muito mais interessados em se identificar e encontrar algo que gostam do que se preocupar com a qualidade, função e preços dos materiais escolares.

Outra coisa muito interessante nessa ideia é o fato de você poder aumentar sua margem de lucro por oferecer o serviço de montar os kits de volta às aulas. A praticidade e comodidade é um valor agregado e muitos não se importam em pagar mais por isso.

3 – Faça parcerias com escolas, faculdades e cursos na volta às aulas.
Uma pratica comum de escolas, cursos e universidades na volta às aulas é passar uma lista de materiais escolares necessários para aquele período, normalmente essa lista é fornecida pela instituição no momento de matricula ou rematrícula do aluno e o mesmo se encarrega de encontrar e comprar os itens exigidos.

Porque não usar isso como fator atrativo de venda? Entre em contato com algumas instituições e feche parcerias com elas para que a sua loja seja indicada na lista de materiais escolares como preferência de compra.

Você pode colocar uma condição especial de volta às aulas para os clientes que virão através dessa indicação, dando uma porcentagem de desconto pela indicação, você também pode usar a dica acima criando kits com todos os materiais escolares exigidos para o aluno na volta às aulas desse período.

Essas foram algumas dicas para você sair na frente e aproveitar as oportunidades de venda na volta às aulas em 2021, adapte-as ao seu negócio e sua demanda, use a criatividade e use essas dicas para ter muito sucesso nesse período promissor para o seu ramo de negócio!
Gostou do conteúdo? Esperamos que de alguma forma ele ajude você no sucesso do seu negócio, afinal esse é o nosso papel.
Acompanhe os nossos outros conteúdos e fique atento para os próximos. Semanalmente trazemos ótimas dicas para você e sua empresa.
Conheça a nossa empresa SICLOP – Serviços e Sistemas, há mais de 20 anos sendo o maior parceiro do seu negócio.
Oferecemos soluções de controle, gestão e automação de pedidos, entregas, estoque, caixa e clientes do seu negócio através de softwares e aplicativos fáceis, práticos e completos



  • Bosque
  • Botafogo
  • Cambuí
  • Centro
  • Guanabara
  • Vila Itapura
  • Vila Industrial