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Dicas valiosas para não deixar as vendas caírem no mês de Janeiro

Você que é comerciante e empreendedor provavelmente já percebeu que as vendas em Janeiro tendem a cair e. Dívidas do ano anterior e contas essenciais de início de ano são os principais motivos para isso acontecer. Por essa razão nós separamos algumas dicas que irão te ajudar a não deixar as vendas caírem no primeiro mês do ano.

Sabemos que o início do ano é um período financeiramente difícil para a maioria dos brasileiros. Tendo em vista que os gastos de Dezembro são normalmente altos devido as festas de natal, ano novo e as férias, também surgem as dívidas como compromissos primordiais nesse período como IPTU, IPVA, seguros, materiais escolares, rematrículas, etc. Em contrapartida as pessoas com condições financeiras mais estáveis nesse momento do ano estão de férias ou se preparando para as mesmas, fazendo com que as vendas caíam nos comércios locais de forma quase que inevitável, por isso resolvemos te ajudar com isso e te ajudar a não deixar as vendas caírem

Confira 4 dicas que valiosas para não deixar as vendas caírem em janeiro.

Primeira dica - Faça promoções especificas.

Todos nós sabemos que promoções são um grande fator atrativo para o seu negócio, porém elas devem ser feitas de forma assertiva para que tenha bons resultados e tragam vantagens reais ao seu estabelecimento.

A nossa sugestão para promoções em janeiro é utilizar produtos que estão em grande quantidade no estoque e/ou produtos próximos de seu prazo de validade, sendo assim, você não deixará que as vendas caiam através das promoções e ainda estará evitando prejuízos futuros.

Ofereça aos seus clientes promoções acumulativas e atrativas pois dessa forma você até perderá determinada porcentagem de lucro no produto porém ganhará na compra total.

Use seus produtos com maior margem de lucro que se encaixem nas condições acima e aplique 10% de desconto em sua compra individual, mas se o cliente comprar outros produtos juntamente com ele, o desconto de cada produto sobe para 15% por exemplo.

Use de sua criatividade e gestão para definir as condições das promoções e divulgue-as muito para não deixar as vendas caírem.

Segunda dica - Facilite formas de pagamento e veja a possibilidade do “fiado".

 

Talvez o seu cliente não tem o dinheiro em mãos ou em conta no momento para comprar o seu produto, porém ele quer muito comprar. Você não pode desperdiçar esse tipo de oportunidade de venda. Sendo assim aceite cartão de crédito e se possível aceite parcelamentos no mesmo. Caso o seu estabelecimento seja do ramo alimentício aceite opções de Vale refeição e Alimentação. Sendo assim o seu cliente terá outras formas de pagar e ter o seu produto.

Você pode também trabalhar com “fiados”. Esse método de venda parece assustador mas é uma alternativa muito atrativa para que seus clientes não deixem de comprar. Para aplicar esse tipo de venda é necessário um controle eficiente dos clientes, sugiro que pegue telefone, email, endereço e defina um prazo para pagamento. Se esse controle for feito corretamente garanto que não terá problemas com isso. Caso ache esse processo difícil, encontre sistemas que auxiliem nesse processo como o Comanda Fácil – SICLOP – saiba mais clicando aqui, com certeza será um grande aliado para não deixar as vendas caírem.

O importante é dar todas as alternativas para que seus clientes comprem de você e fazer assim que suas vendas não caíam.

Terceira dica para não deixar as vendas caírem em Janeiro - Use o método “Indique e Ganhe”.


Esse método fará com que seus próprios clientes façam a divulgação para o seu estabelecimento, afinal quem não gosta de ganhar algo não é mesmo? Você pode pegar os produtos que estão com a saída mais baixa em seu comércio e coloca-los como brinde por indicação, ou seja, se eu indicar uma pessoa para comprar do seu estabelecimento eu ganho esse produto. Isso fará com que as pessoas falem e divulguem o seu estabelecimento cada vez mais e ainda fará com que as pessoas consumam seus produtos com menor saída, trazendo assim, menos prejuízo atual e um possível aumento de vendas desse produto em questão caso os clientes gostem dele.

Esse método pode gerar uma reação em cadeia, tendo em vista que o indicado da vez pode indicar mais um e assim sucessivamente tornando isso uma ótima forma de não deixar as vendas caírem em Janeiro.

A eficiência desse método para evitar que suas vendas caiam em Janeiro depende da sua divulgação inicial e da qualidade dos produtos oferecidos como recompensa.

Quarta dica para não deixar as vendas caírem em Janeiro - Promova Produtos limitados.

A escassez é um fator psicológico muito atrativo e que gera muito valor a um produto de qualidade. O que eu quero dizer com isso é que quando um produto ou serviço é limitado em quantidade ou em tempo de disponibilidade os clientes pensam menos e passam a agir mais na emoção para te-lo antes que acabe, sendo assim, promover algum produto ou serviço que seja limitado nos primeiros meses do ano podem fazer com que clientes que não queriam gastar no seu estabelecimento no momento mudem de ideia para não perder a oportunidade de ter aquele produto ou serviço que poucos terão devido sua limitação.

Um exemplo para seu restaurante/ lanchonete é criar um prato especial de verão, que só estará disponível nos meses de Janeiro e Fevereiro. Seus clientes que provavelmente deixariam de comprar nesses meses irão mudar de ideia para conhecer o novo produto, visto que não terão a oportunidade de compra-los depois, dessa forma você não deixará as vendas caírem.

Essas foram algumas dicas valiosas que grandes empresas varejistas usam no começo do ano para não deixar as vendas caírem e tem obtido ótimos resultados, há especialistas que dizem que essas ações podem se tornar uma tradição nos próximos anos, criando uma cultura de compra como a da Black Friday. Não esteja fora disso, esteja a frente da concorrência e continue vendendo muito em Janeiro.

Gostou do conteúdo? Esperamos que sim e que de alguma forma ajude o seu negócio a ter sucesso, afinal esse é o nosso papel.

Acompanhe nossos outros conteúdos e fique atento para os próximos.

 

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