Entre em contato com um de nossos especialistas!

Como ter um controle de estoque eficiente em seu negócio

O controle de estoque tem grande impacto na saúde financeira e no sucesso ao administrar qualquer empresa, principalmente em empresas de pequeno porte.

Porque uma má gestão do estoque pode ser a origem de grandes perdas no negócio. Sejam elas em produtos, capital, tempo ou energia ao administrar um estoque sem controle eficiente.

Sabemos que você não deseja essas dores de cabeça para a sua empresa. Mas que você está à procura de tranquilidade e segurança para administrar o seu negócio.

Com um bom controle de estoque, você vai ter condições de quantificar o volume disponível de cada item na sua empresa e vai saber o quanto esses produtos valem.

Parece simples, mas é muito comum donos de negócios com pouca experiência terem dificuldades para fazer a gestão do estoque de forma eficaz. Causando furo de estoque.

Essa falta de organização pode trazer consequências por não saber se a venda dos produtos está de acordo com a quantidade estocada. Por possíveis desvios e por impacto nas vendas e produtividade de seus funcionários.

Por isso separamos cinco dicas que irão te ajudar a ter um controle de estoque eficiente em seu negócio. E te farão ter muito mais sucesso e tranquilidade. Confira:

Saiba o prazo de entrega e volume de vendas para ter controle de estoque

Conheça o prazo médio de entrega de cada um dos seus fornecedores. Além disso, saiba em quais condições de compra os valores dos produtos vão ficar mais acessíveis para o negócio.

Dessa forma você não será surpreendido com um prazo de entrega maior do que o previsto. Nem com valores maiores do que o planejado para investimento.

Garantindo segurança ao administrar o seu negócio e facilitando o controle de estoque.

Saiba também o volume médio de venda de cada produto em um determinado período,  dia, semana, quinzena ou mês.

Assim você consegue ter uma boa gestão do estoque. Garantindo que tenha produtos suficientes nesses períodos e que você saiba o momento certo de comprar mais.

Sabendo dessas informações você terá um ótimo controle de estoque. Assim você vai poder trabalhar com  estoque baixo com mais tranquilidade.

Manter o estoque baixo certamente significa a otimização dos processos de compra, além de exigir menos capital de giro imobilizado.

Em conclusão você precisa manter o estoque apenas para o período seguinte determinado na gestão do estoque. Seja dia, semana, quinzena ou mês seguinte, como dito acima.

Mantenha controle de estoque para tendências e novos produtos

Observe os produtos que tem aumento de vendas em determinado período do ano, ou em datas especiais.

Abasteça o seu estoque. Para que assim, você consiga atender a alta demanda de produtos que são tendência em períodos pontuais.

Se mantenha um passo à frente, ou seja, prevendo tendências de compra e lançamento de novos produtos.

Abastecendo e se preparando para uma alta demanda. Dessa forma, realizando a gestão do estoque de forma eficiente.

Caso esteja acabando um período onde um produto tem alta de vendas. Tenha um bom controle de estoque e observe se existe uma grande quantidade desse produto armazenado.

Se tiver, elabore promoções e ofertas com o objetivo de queimar o estoque. Trazendo fluxo de caixa e evitando o desperdício de algum produto como resultado.

Evite grandes estoques

Produtos parados em estoque são produtos em desvalorização, além de estarem em risco de perda ou roubo por exemplo.

Além disso, ocupa um espaço desnecessário em seu estoque e demanda maior esforço para manter os produtos organizados. Tornando mais díficil realizar um bom controle de estoque.

Sabemos que comprar produtos em grande quantidade pode gerar descontos dos seus fornecedores.

Mas é necessário administrar e verificar se esses descontos realmente valem a pena. Isso se comparado ao risco que o seu negócio corre mantendo um estoque cheio além do necessário.

Muitos empreendedores acham que ter uma grande quantidade de produtos é sinal de que eles estão realizando uma boa gestão do estoque. Usando do argumento que nunca faltarão produtos para vender.

Mas na verdade, isso significa um controle de estoque ineficaz, pois produtos parados significa capital parado e correndo o risco de ser perdido a qualquer momento.

Anote tudo para ter controle de estoque

Como estamos falando de controle de estoque, anotar é, certamente parte indispensável desse processo.

É importante anotar a quantidade de todos os produtos que entram em seu estoque. Bem como prazos de validade e informações importantes sobre eles.

Também é necessário fazer anotações sobre as saídas desses produtos. Para assim, saber quando será necessário realizar uma nova compra.

Para isso é muito importante estabelecer um estoque mínimo de cada produto. Permitindo antecipar o abastecimento do estoque antes que ele acabe.

Tenha  um sistema que te ajude a fazer controle de estoque

Certamente você achou todo o processo para ter um bom controle de estoque muito difícil. E percebeu que irá precisar de funcionários para te ajudar nessa tarefa.

Mas também percebeu a importância de realizar a gestão do estoque de forma eficaz. Bem como o quanto isso pode impactar nos resultados do seu negócio.

Portanto, contar com softwares que te auxiliam e automatizam etapas desse processo é a alternativa mais segura e inteligente.

Existem sistemas que auxiliam nessa tarefa e como resultado, exigem menor esforço seu e da sua equipe para ter o controle de estoque.

Para isso, indicamos o nosso sistema Comanda Fácil.

Através dele você terá acesso à uma estrutura completa para garantir uma gestão do estoque de forma completa, pratica e simples.

Fazendo então, com que você economize tempo e mão de obra de seus funcionários, garantindo uma gestão do estoque eficiente.

O sistema contabiliza quantidade de cada produto e dá baixa automaticamente quando uma venda é registrada no sistema.

Além de permitir cadastro dos produtos através de código de barras e ter um sistema de aviso para estoque mínimo.

Tudo isso para garantir que nunca falte produtos em seu estoque.

Conclusão

Essas foram as dicas para te ajudar a ter um controle de estoque eficiente em seu negócio. Com elas você terá tranquilidade, segurança e eficiência ao administrar os processos da sua empresa.

Gostou do conteúdo? Esperamos que de alguma forma ele ajude você no sucesso do seu negócio, afinal esse é o nosso papel.

Acompanhe os nossos outros conteúdos e fique atento para os próximos. Semanalmente trazemos ótimas dicas para você e sua empresa.

Conheça a nossa empresa SICLOP–Serviços e Sistemas, há mais de 20 anos sendo o maior parceiro do seu negócio.

Oferecemos soluções de controle, gestão e automação de pedidos, entregas, estoque, caixa e clientes do seu negócio. Tudo isso através de softwares e aplicativos fáceis, práticos e completos.



  • Bosque
  • Botafogo
  • Cambuí
  • Centro
  • Guanabara
  • Vila Itapura
  • Vila Industrial