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O que fazer para sempre manter os clientes satisfeitos em seu negócio

Você que possui um comércio de qualquer ramo do mercado, sabe da importância de vender e conquistar novos clientes, porém para o sucesso do seu negócio não basta só vender, é preciso manter os seus clientes satisfeitos.

Muitos comércios se preocupam apenas em vender e fazem de tudo para persuadir e convencer a pessoa a comprar, sem se importar se o produto ou serviço é o que o cliente realmente deseja ou precisa.

Seja com o produto, serviço, atendimento, preço, suporte, aparência, etc. O seu cliente precisa ter a sensação de que aquilo que ele comprou foi de acordo com as expectativas que ele tinha ou até foram superadas.

Isso não fará você apenas vender, mas sim manter os clientes a longo prazo, o que é algo de extrema importância em uma realidade onde os concorrentes estão cada vez mais próximos e atentos.

Antes de passarmos às dicas é muito importante frisar que custa muito mais dinheiro, tempo e esforços para conquistar um cliente novo do que manter um cliente que já conhece o seu produto ou serviço.

Concluindo que vale muito mais a pena ter 10 clientes que compram de você semanalmente, do que 40 clientes novos no mês, mas que nunca irão voltar.

Agora vamos para as dicas:

Mantenha seus clientes satisfeitos mesmo após a venda
Muitos comércios cometem o erro de achar que a venda acaba no momento em que o cliente recebe o produto ou serviço e efetua o pagamento.

Esse pensamento é inadequado quando se trata de deixar os clientes satisfeitos, pois a atenção que o cliente recebe é crucial em um mercado cheio de opções, como atualmente.

Saber como o cliente se sente após a venda é um fator de vantagem competitiva em um mercado onde o produto não é o único fator para manter os clientes.

Saiba se o seu produto ou serviço atendeu às necessidades dele, entenda se o cliente está com dificuldades de uso, questione se o produto está com o funcionamento ideal, entre outras coisas que farão os seus clientes satisfeitos.

Use pesquisas de satisfação, pós-vendas e outras formas de avaliar essa satisfação.

Algumas ideias são totens de pesquisa de satisfação na saída da loja, mensagem ou ligação após a compra, seja criativo e pense na melhor opção de acordo com seu tipo de cliente.

Se preocupe com atendimento para deixar seus clientes satisfeitos
Vamos imaginar uma situação onde existe uma roda de pessoas conversando, dentre elas, apenas uma dedica completa atenção a você no momento em que você está falando. Com certeza essa pessoa será a sua predileta na roda de conversa.

O desejo dos clientes é de serem ouvidos, de se sentirem importantes para a empresa e não apenas um número. Por isso investir em um bom atendimento é crucial para manter os clientes satisfeitos.

O mercado seria essa roda de conversas e em meio a muita fala, quem se dedicar a dar a devida atenção aos clientes estará na frente dos demais. Esse é um exemplo que simula a realidade do mercado atual.

Um bom atendimento implica também em estar à disposição do seu cliente sempre que ele precisar, seja para tirar uma dúvida qualquer, ouvir uma crítica, oferecer um suporte ou até mesmo efetuar uma nova venda.

Esse atendimento pode ser feito via telefone, WhatsApp, redes sociais e até presencialmente dependendo do seu ramo de negócio.

Independente da forma, o importante é manter o seu negócio à disposição para ouvir, assim com certeza você deixará, facilmente, os seus clientes satisfeitos.

Sempre ofereça o prometido ou até algo mais aos seus clientes
Em alguns casos é muito comum no momento da venda, valorizar o seu produto ou serviço de forma exagerada, atribuindo qualidades e funções que não existem e escondendo possíveis deficiências.

Isso pode se tornar um grande problema quando é feito sem honestidade, oferecendo algo aos clientes do seu comércio que não pode ser suprido, o que é extremamente perigoso.

Pode até gerar resultado em curto prazo pois você efetuou a venda, mas é uma força contrária para manter os clientes, partindo do ponto que eles não voltarão mais e provavelmente irão falar mal do seu comércio para outras pessoas.

Ninguém gosta de ser enganado ou de não ter suas expectativas supridas, isso se dá a qualquer situação na vida e se potencializa quando se trata de uma compra pois foi envolveu dinheiro e confiança para tal.

Então se preocupe em manter os clientes satisfeitos oferecendo exatamente aquilo que foi prometido, ou se possível oferecendo um pouco mais, afinal, todos gostamos de ser positivamente surpreendidos.

Essas foram algumas dicas para manter os clientes satisfeitos em seu negócio, esperamos que as dicas tenham sido úteis e que você possa usa-las para começar a manter seus clientes sempre satisfeitos.

Gostou do conteúdo? Esperamos que de alguma forma ele ajude você no sucesso do seu negócio, afinal esse é o nosso papel.
Acompanhe os nossos outros conteúdos e fique atento para os próximos. Semanalmente trazemos ótimas dicas para você e sua empresa.
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