Entre em contato com um de nossos especialistas!

Sonha em abrir uma pizzaria? Saiba tudo o que você irá precisar.

Se você sonha em abrir uma pizzaria mas não sabe por onde começar? Gostaríamos de te ajudar com isso mostrando tudo o que vai precisar.

Afinal, é muito importante se preocupar com diversos detalhes antes de começar um negócio afim de obter o resultado esperado.

Montar pizzaria talvez seja a opção de negócio mais viável no ramo alimentício, pois é um dos pratos mais populares do país.

O prato está na mesa da maioria dos brasileiros ao menos uma vez na semana.

Mas ao mesmo tempo em que é um ramo muito viável por sua alta demanda, abrir uma pizzaria é um grande desafio.

Visto que é necessário uma estrutura e conhecimento muito grande para ter sucesso no negócio.

Por esse motivo vamos te mostrar nesse conteúdo tudo o que vai precisar para abrir uma pizzaria de sucesso e sem ter complicações futuras.

Vamos para as dicas:

Antes de abrir uma pizzaria, conheça o seu público-alvo

Existem diversos tipos de pizzaria, existem pizzarias gourmet, populares, rodízios, self-service, delivery, entre outras.

Para definir qual será o tipo de pizzaria que você irá abrir, você precisa saber qual o tipo de cliente você deseja alcançar.

Por exemplo: Para abrir uma pizzaria para um público de classe mais alta, mais sofisticados, você precisaria investir em uma pizzaria gourmet.

Para montar uma pizzaria para um publico mais jovem você precisa pensar em um ambiente mais divertido e com preços mais acessíveis.

Defina o seu público-alvo através da média de idade, localização, classe econômica, gostos e preferências.

Definir esses fatores é meio caminho para decidir qual tipo de pizzaria abrir e assim, partir para as próximas dicas, colocando o planejamento em ação.

Defina a localização para abrir uma pizzaria

De acordo com o público-alvo definido anteriormente e o tipo de pizzaria que você deseja abrir, é hora de definir onde a pizzaria será localizada.

Essa decisão é totalmente dependente das informações anteriores, pois é através delas que você tomará uma decisão mais assertiva.

Se você optou por uma pizzaria gourmet, rodízio ou semelhantes é importante sua pizzaria estar em uma região central, com grande fluxo de pessoas.

Caso tenha escolhido um modelo de pizzaria mais popular, bairros mais afastados são ótimas opções, considerando o fluxo de pessoas no bairro escolhido.

Se você optar pela por delivery, o seu alcance será maior, porém mesmo assim você precisa se atentar em escolher uma localização que permite um a maior alcance de pessoas em um raio curto de km.

Saiba qual a estrutura necessária para montar pizzaria

Para montar uma pizzaria é necessário, obviamente, de uma estrutura física que comporte cada processo do negócio.

É importante uma atenção especial a estrutura local, pois ela é um fator crucial para o bom desempenho da pizzaria.

Para abrir uma pizzaria de médio à grande porte, que é o padrão que a maioria das pizzarias adotam, você precisará em seu espaço físico apropriado:

Estoque – Para armazenamento de produtos, alimentos, embalagens, etc.

Cozinha –  Para preparo dos ingredientes, entre outros pratos.

Local de espera – Para os clientes que irão retirar os pedidos aguardarem o seu preparo.

Salão – Para que seus clientes tenham um local agradável para comer no local.

Estacionamento – Caso a sua pizzaria seja em um local de grande movimento e receba muitos pedidos para o salão.

Escolha os equipamentos ideais para a abrir uma pizzaria

Uma pizzaria precisa de diversos equipamentos e é necessário muito cuidado na hora de escolher, pois são na sua grande maioria, equipamentos caros. Porém  muito importantes para o processo do dia a dia da sua pizzaria.

Opte sempre por equipamentos de melhor qualidade, pois eles irão durar mais  tempo, evitando gastos em curto prazo.

Opte também, por equipamentos que irão substituir mão de obra, fazendo com que você economize com funcionários, isso é muito vantajoso.

Os equipamentos necessários são:

Forno de pizza – Escolha a opção que melhor irá se enquadrar ao seu negócio e ao espaço físico. Você pode optar por fornos de esteira, elétricos ou a gás ou forno de pedra à gás.

 Porém o forno à lenha continua sendo a melhor opção quando o assunto é sabor.

Fogão industrial – Equipamento necessário para preparo dos ingredientes, e  outros pratos.

Maquina para abrir pizza – muito importante para economizar tempo abrindo as massas das pizzas mecanicamente, além de proporcionar uniformidade e  qualidade.

Freezer – Importante para armazenar de forma adequada seus produtos e ingredientes que na maioria são perecíveis.

Balanças eletrônicas – Para pesar os ingredientes e fornecer pizzas e pratos padronizados, bom para controle preciso dos ingredientes.

Coifa – Necessária para estabelecimentos que trabalham com fornos e fogão.

Exaustores – Necessário para instalar na chaminé, no caso de você optar por forno à lenha.

Utensílios de cozinha – Talheres, potes, baldes, e outros utensílios necessários para o negócio.

Computadores – Necessários para gestão, atendimento aos  clientes e para recebimento dos pedidos.

Linhas telefônicas – Fixa e móvel,  fundamentais para captação dos pedidos por ligação ou por WhatsApp. Indicamos o Robô-SICLOP.

Sistemas de pedidos, gestão e controle – Muito importantes para controle de estoque, clientes, pedidos, funcionários, fluxo de caixa, e demais controles administrativos.

Nesse quesito conte com o nosso sistema Comanda Fácil, o sistema de gestão e pedidos completo feito para a sua pizzaria.

Internet – Necessária para captação dos pedidos pelos aplicativos. Aqui, sugerimos o Olho No Rango e o LinkPed.

Quais profissionais você precisará para montar pizzaria

É impossível montar uma pizzaria sem nenhum colaborador para dividir as tarefas do negócio, ainda mais em uma pizzaria, onde existem diversos processos  distintos que exigem intervenção humana.

Saber exatamente quais as funções serão exercidas é de extrema importância para contratar colaboradores e não faltar pessoas na hora de abrir a sua pizzaria.

Em contrapartida, é necessário ter bom senso e olhar empreendedor para escolher apenas o que for necessário ao bom desenvolvimento do trabalho e não gastar de forma desnecessária.

Uma dica a ser usada em relação a isso é usar opções tecnológicas que fazem automaticamente a função de algumas pessoas, proporcionando mais economia para o seu negócio.

Nós temos diversas opções de aplicativos de automação para te ajudar com isso. Mesmo assim ainda serão necessários alguns funcionários, são eles:

Pizzaiolo; Forneiro, Auxiliares de cozinha; Garçons; Caixa; Atendentes; Entregadores; Faxineiros, etc.

 Algumas dessas funções pode ser acumuladas e um único funcionário

Exemplo: O próprio Pizzaiolo pode também acumular a função de forneiro e cozinheiro.

A atendente pode ser também a caixa. Tudo dependerá do porte da sua pizzaria. Existem ainda algumas funções administrativas que podem ser necessárias dependendo do porte da pizzaria que irá abrir.

Perguntas Frequentes:

Quanto custa montar a pizzaria? Estimativa 90 a 130 mil para uma pizzaria de médio a grande porte com uma boa localização e equipamentos de qualidade.

Quanto fatura uma pizzaria? Varia de acordo com diversos fatores, porém com base no tipo de pizzaria citada acima tem uma média de venda inicial de 15 a 20 mil mensais.

Você precisa calcular o ponto de equilíbrio, ou seja, qual o mínimo de pizzas precisam ser vendidas no mês para quitar os gastos. E a partir de então obter lucro.

Considerando uma pizzaria de médio porte esse número gira em torno de 1700 pizzas/mês.

Como calcular preço? Precisa considerar o custo de produção, funcionários, encargos sociais, pró-labore, aluguel, taxa de entrega, demais gastos e porcentagem de lucro desejada para enfim chegar ao preço de cada sabor do cardápio.

É importante lembrar  que o preço precisa estar ao alcance do público-alvo da sua pizzaria.

Para te ajudar a automatizar esse e outros processos e cálculos do seu negócio, separamos uma dica especial, acesse www.novonegocio.com.br/simulador e conheça essa ferramenta que pode te ajudar muito!

Dica Extra:  Considerando que qualquer imprevisto (falta de luz, telefone e até mesmo o pizzaiolo ou entregador) poderá comprometer seu fluxo de caixa.

 Não se renda à tentação de pagar seus fornecedores à prazo, considere sempre como melhor prática o pagamento à vista.

 Dessa maneira você não correrá o risco de “vender o almoço para comprar a janta”.

 

Essas foram as dicas para você finalmente montar uma pizzaria de sucesso e realizar o sonho de empreender, use as dicas com sabedoria e conte conosco como parceiros nesse desafio.

Gostou do conteúdo? Esperamos que de alguma forma ele ajude você no sucesso do seu negócio, afinal esse é o nosso papel.

Acompanhe os nossos outros conteúdos e fique atento para os próximos. Semanalmente trazemos ótimas dicas para você e sua empresa.

Conheça a nossa empresa SICLOP–Serviços e Sistemas, há mais de 20 anos sendo o maior parceiro do seu negócio. Oferecemos soluções de controle, gestão e automação de pedidos, entregas, estoque, caixa e clientes do seu negócio através de softwares e aplicativos fáceis, práticos e completos



  • Bosque
  • Botafogo
  • Cambuí
  • Centro
  • Guanabara
  • Vila Itapura
  • Vila Industrial